Esta publicação tem como objetivo oferecer informações, exemplos, dúvidas e sugestões sobre como implantar atividades para a identificação e o atendimento de alunos com altas habilidades, considerando as especificidades do Estado de São Paulo, e o tamanho de sua rede pública estadual.
Leia maisViemos até agora analisando o espaço destinado, no saber psicológico, aos discursos de caráter eminentemente teórico, apontando os lugares nos quais eles se mostram insuficientes, e a necessidade de sua articulação através de outros tipos de conhecimento que lhes são alheios.
Leia maisSobre o edifício lógico propriamente dito já falamos o suficiente até agora. Minha sugestão, portanto, é a de que analisemos aqui suas possibilidades e seus limites, referindo-o ao conhecimento psicológico e à formação de psicólogos…
Leia maisViemos até agora analisando o espaço destinado, no saber psicológico, aos discursos de caráter eminentemente teórico, apontando os lugares nos quais eles se mostram insuficientes, e a necessidade de sua articulação através de outros tipos de conhecimento que lhes são alheios.
Leia maisDurante vários encontros e simpósios vêm sendo expostas e discutidas práticas psicológicas e psicoeducativas que têm como um dos objetivos romper com os enquadres das psicologias mais tradicionais, imprimindo movimentos de transformação não só na atuação, mas na própria definição e no âmbito do que é o fazer do psicólogo.
Leia maisEste artículo presenta una intervención psicológica atípica hecha en un proyecto social para jóvenes, en la periferia de São Paulo, Brasil.
Leia maisImplantada em 1990, estudada formalmente como atividade de sensibilização para psicólogos em formação desde 1995 (Cupertino, 2001), a Oficina é hoje oferecida em uma variedade de situações e contextos por alunos de Psicologia, após terem passado eles mesmos pela experiência.
Leia maisContamos nesse trabalho o caminho percorrido por uma equipe de psicólogos dentro de um projeto social para crianças e adolescentes na periferia de São Paulo, na direção de encontrar espaço para um atendimento psicológico facilitador de encontros que desse conta das demandas de todos os envolvidos.
Leia maisEsse é um trabalho ainda embrionário de releitura das circunstâncias de implantação e desenvolvimento do que hoje se constituem como intervenções psicoeducativas cujos objetivos são, simultaneamente, a formação de psicólogos comprometidos com os problemas da sociedade brasileira e o atendimento a indivíduos (crianças, adolescentes, adultos e idosos) em situação de sofrimento psíquico, entre outras razões, pela marginalização frente aos aspectos básicos da cidadania e da inserção sociocultural.
Leia maisInicio essa apresentação tomando emprestada uma expressão, usada por Zuenir Ventura, que por sua vez já havia sido anteriormente emprestada dele por Jailson de Souza e Silva: por que uns e não outros?
Leia maisA experiência aqui relatada trata da implantação de uma Oficina de Criatividade como atividade regular para formação de mediadores em um programa de atendimento a crianças da periferia de São Paulo.
Leia maisEsse trabalho aborda temas como discriminação, identidade, talento e transformação. Tem como objetivo esclarecer alguns aspectos – pessoais e sociais – que podem favorecer o desenvolvimento de talentos, mesmo em condições extremamente desfavoráveis.
Leia maisThis chapter is addressed to those people involved with the education of the highly able/gifted. We intend to narrate different experiences developed in different places within Brazil.
Leia maisThis chapter is addressed to those people involved with the education of the highly able/gifted. We intend to narrate different experiences developed in different places within Brazil.
Leia maisEste artículo presenta una intervención psicológica atípica hecha en un proyecto social para jóvenes, en la periferia de São Paulo, Brasil.
Leia maisContamos nesse trabalho o caminho percorrido por uma equipe de psicólogos dentro de um projeto social para crianças e adolescentes na periferia de São Paulo, na direção de encontrar espaço para um atendimento psicológico facilitador de encontros que desse conta das demandas de todos os envolvidos.
Leia maisImplantada em 1990, estudada formalmente como atividade de sensibilização para psicólogos em formação desde 1995 (Cupertino, 2001), a Oficina é hoje oferecida em uma variedade de situações e contextos por alunos de Psicologia, após terem passado eles mesmos pela experiência.
Leia maisInicio essa apresentação tomando emprestada uma expressão, usada por Zuenir Ventura, que por sua vez já havia sido anteriormente emprestada dele por Jailson de Souza e Silva: por que uns e não outros?
Leia maisThis paper describes and analyses the life of a talented painter, following up her path and metamorphosis.
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